
Já pensou no número de pessoas envolvidas no transporte marítimo? Sabe as suas diferenças? Se não, fique já a saber! Se sim, leia também para rever! 😀
Relacionados diretamente com o navio temos:
Proprietário do navio: pessoa ou empresa que detém o navio.
Armador: pessoa ou empresa que equipa e explora o navio. Por vezes o armador pode também ser o proprietário do navio.
Afretador: entidade que aluga o navio (cliente).
Fretador: entidade que põe o navio para alugar.
Contratos de fretamento:
A casco nu:
Neste contrato o afretador aluga apenas o navio, ou seja, este vem sem tripulação. Pode também não ter, alguns itens necessários à navegação, como por exemplo cartas de navegação.
À viagem ou a tempo:
Neste tipo de contratos, o afretador aluga o navio pronto a navegar para uma determinada viagem, ou por um período de tempo.
O navio é alugado por um determinado tempo e a tripulação é escolhida pelo proprietário ou armador do mesmo.
Outras pessoas envolvidas no transporte marítimo:
Carregador: entidade responsável por embarcar (exportar) as mercadorias do navio.
Recebedor: pessoa ou empresa que recebe a mercadoria (importador).
Transportador: aquele que transporta a carga de um dado local até ao seu destino.
Consignatário: negociante ao qual são remetidas mercadorias para venda ou depósito.
Transitário: também conhecido como o “arquiteto de transporte”, esta pessoa ou empresa é responsável por gerir a importação, exportação ou transporte de mercadorias, não só pela via marítima, mas também por via terrestre e aérea.
Despachante: entidade que atua em nome do importador ou exportador no cumprimento das formalidades aduaneiras e no desembaraço das mercadorias.
Agente de navegação: entidade que representa o proprietário ou armador em terra, num determinado porto.
Conferente de carga ou conferente marítimo: responsável pela contagem e identificação das mercadorias a bordo do navio ou pela receção e entrega das mercadorias nas instalações portuárias.
E estas são algumas das pessoas que estão por de trás do transporte marítimo.
Espero que tenham gostado! ????
Os Armadores Brasileiros e todos os demais da cadeia marítimas deveriam ter mais respeito pelos homens dos mares.Afinal sem eles,essa cadeia toda estaria falida.Unico Pais que reconhecem e cujos projetos de suas embarcações são dos mais variados confortos.Pois seus administradores em terra sabem que o sustento do pão de seus familiares São gerados pelo transporte marítimos. E com franqueza tem CEO hoje de empresa marítimas que não sabe nem o significado de bombordo e boreste. E ainda trás como seu Diretor Operacional um Contabilista.
E aí como fica?