
Esta semana, na segunda-feira, eu e cerca de 40 colegas da minha escola ENIDH, fizemos uma visita ao navio Empire State VI, da escola SUNY maritime que fica em NY (podem ver o site aqui).
Foi inicialmente construído para a States Steam em Newport News na Virgínia, para servir de navio de carga a granel. Ficou pronto e entregue em 1962 com o nome de Oregon, um nome que manteve até ser comprado em 1977 pela Moore McCormack Lines.Esta empresa deu-lhe o nome de Mormactide. Depois de tudo isto o navio entrou ao serviço do estado americano em 1986.
Agora o navio Empire State é um navio escola, ou seja tem como propósito a formação dos estudantes da marinha mercante.
Assim que chegamos fomos recebidos com imensa simpatia e separados por grupos de forma a facilitar a visita.
No inicio estava bastante entusiasmada, pois nunca tinha visitado um navio daquele tamanho.
Começámos por ver o convés, depois passámos por salas de aulas do navio, a messe, vimos a cozinha do lado de fora, visitamos uma sala de controlo em caso de emergência e mais umas instalações que infelizmente não pude fotografar porque eram áreas restritas.
[easingslider id=”1781″]
O cadete que nos fez a visita guiada informou-nos que o navio leva cerca de 600 pessoas a bordo e que alguns deles, partilham o camarote com cerca de 100 pessoas.
A parte que me deixou triste e desapontada foi não terem deixado visitar a ponte nem a casa da máquina. Mesmo assim gostei da iniciativa e espero que venham mais, mas com o pormenor de visitarmos a ponte e a casa da máquina, que para alunos de pilotagem e de máquinas é essencial! ☺
Informações gerais:
Número IMO: 5264510
Bandeira: EUA
Tipo: Passageiros
Tonelagem bruta: 14557t
Comprimento fora-a-fora: 172,2m
Boca: 23,2m
Ano de construção: 1962
Em Portugal também existem navios escola, que pertencem a marinha portuguesa, como é o caso do emblemático Sagres.
O Creola também é um navio escola, e irmão gémeo, do navio Santa Maria Manuela. Irei fazer nele uma viagem de treino este verão! 😀
Podem ler os artigos sobre o navio SMM e sobre a minha experiencia nele durante a Tall Ships!
Olá Bárbara Chitas, antes demais, quero te felicitar pelo teu blog, está muito fixe. Existem muitos poucos blogers com este tema de fundo, julgo que estás a fazer algo por gosto.
Tive oportunidade de visitar alguns navios durante o curso, houve um que me impressionou senti casa, o “SEDOV” uma navio rústico russo, majestoso.
Tive a liberdade de circular pelo convés, falei com o Comandante e a sua esposa num ambiente sem protocolo no seu escritório como se de uma conversa de vizinhos se tratasse, falei com alguns colegas de pilotagem e maquinistas e marinheiros, jovens em formação.
Senti-me bem naquele pedaço de ferro onde fui extremamente bem recebido, foi uma experiência inesquecível e para toda a vida recordar.
Gostaria muito que a nossa escola tivesse o seu próprio navio, onde fosse possível ter aulas e navegar simultaneamente.
São luxos que Portugal não consegue ostentar.
Um bem haja e saudações náuticas. Parabéns pelo teu Blog
Muito obrigada ????
Talvez um dia a nossa escola venha a ter um navio, era realmente fantástico. Visto que vou já para o ultimo ano, não terei essa sorte.
Por enquanto temos de ir tentando fazer estas visitas, para nos familiarizarmos com o nosso futuro ambiente de trabalho.
Mais uma vez obrigada,
Bons ventos e marés! ????