
O artigo de hoje é sobre formas de rodas de proa.
A roda de proa é a peça que fecha a ossada à proa, sendo o prolongamento da quilha.
Cada navio tem a sua roda de proa de acordo com as funções que o navio irá desempenhar.
8 Formas de Rodas de Proa:
1-Proa invertida:

Esta proa caracteriza-se por ter a base mais larga e a parte superior mais curta, ou seja é invertida.
2-Proa de Esporão:
Esta proa é mais saliente na parte inferior, tendo um esporão.
O navio HMS Minotaur, é um dos navios que apresenta esta bela proa.
3-Proa de Beque:
A proa de beque é uma proa que tem a parte superior mais saída.
O nosso navio escola Sagres tem uma bela proa de beque.
4-Proa direita:
Esta proa é das mais simples e antigas das proas. O seu desenho é bastante simples.
5-Proa redonda:
Esta proa é, como o próprio nome diz, redonda.
O navio Santa Maria Manuela tem esta proa.
6-Proa arqueada:
A proa arqueada é parecida com a proa redonda mas tem a parte de baixo mais inclinada.
Na imagem seguinte podemos ver um navio quebra gelo com a proa arqueada.
7-Proa lançada:
Esta proa é uma diagonal. Distingue-se da proa de beque por não ter uma ponta tão saída.
8-Proa de Bolbo:
E claro a proa de bolbo. Se ainda não sabe o porque desta estranha forma, poderá ver aqui (artigo sobre proa de bolbo)!
Espero que tenham gostado! 😉
Podem ver mais artigos da categoria de navios aqui!
Interessante, mas e esta?
https://www.popsci.com/sites/popsci.com/files/styles/1000_1x_/public/import/2013/images/2012/08/PSC1012_ZD_043.jpg?itok=tOpiO6qJ
http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2016/04/22/11/336E77F700000578-3553474-image-a-14_1461320028567.jpg
Já lhe ouvi chamar-lhe invertida.
Cumprimentos.
Olá… e quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de proa ? Estou construindo o primeiro de uma série de kayaks. Tem a proa redonda, nas os outros os quero con prias diferentes.
Agradecido.