No artigo de hoje irei falar um pouco sobre a manutenção dos navios.

Dada a natureza das intempéries a que estão constantemente sujeitos, os navios sofrem corrosão constante, sendo por isso necessária a sua manutenção periódica em intervalos relativamente curtos.

Além disto os navios estão em constante funcionamento, indo apenas para doca seca a cada 3 a 5 anos. Por esta razão a manutenção tem de ser feita pelo pessoal de bordo, nos tempos livres entre as cargas e descargas ou mesmo durante estas.

Por hoje vou focar-me especificamente na pintura.

Para cada superfície existe uma exigência e tipo diferente de tinta a aplicar.

Antes de Iniciar o trabalho:

Antes de começar qualquer trabalho o pessoal responsável pela organização do mesmo deve ter alguns aspetos em mente:

  • As áreas a serem reparadas;
  • Se o acesso a estes locais tem algum impedimento;
  • Se o trabalho de manutenção traz algum constrangimento à operação normal do navio.
  • Cuidados/ segurança a ter durante a realização do trabalho.

Depois de refletir sobre estes aspetos há de se pensar em como executar o trabalho:

  • Quais os melhores materiais para eliminar a corrosão/ tinta solta da superfície?
  • Que materiais iram ser utilizados para a aplicação da pintura (pincel, rolo, pistola)?
  • Que EPI (Equipamento de Proteção Individual) é necessário?
  • É necessário interditar a área a ser reparada?
  • Qual é a melhor altura/ condição em que se encontra o navio para a realização do trabalho?
  • As condições meteorológicas permitem o trabalho?
  • Tem-se a tripulação necessária disponível para a realização deste trabalho?

Após ter tudo isto em consideração parte-se para o esquema de pintura.

O esquema de pintura:

O esquema de pintura é, resumidamente, a lista de produtos a serem utilizados e a forma como devem ser aplicados.

O esquema de pintura deverá incluir:

  •  A sequência de aplicação dos primários e outros elementos que fazem parte do revestimento da pintura;
  •  A marca e referência dos produtos. Caso se trate de tinta de dois componentes também tem de se incluir a referência do agente de cura.
  •  O grau de preparação do substrato, isto é, como tem de estar a superfície preparada antes da aplicação de qualquer tipo de tinta;
  • O rendimento dos produtos utilizados. Este vem geralmente nas embalagens dos produtos e refere, na teoria, a quantidade de superfície que determinada quantidade de produto deveria conseguir cobrir, que vem geralmente em metros quadrados por litro;
  • A espessura da pelicula húmida da tinta (medida da camada resultante, imediatamente após aplicação, de uma demão de tinta, verniz ou produto similar).;
  •  O tempo de secagem entre de mãos;
  • Qual o EPI a ser utilizado.

Assim que o esquema de pintura estiver pronto, deverá verificar-se se existe todo o material a bordo e caso não exista deverá proceder-se à sua encomenda.

Exemplos reais:

Retirei estes exemplos do site da Hempel. Poderão ver exemplos de partes das informações que deverão estar disponiveis acerca das tintas/ camadas a serem aplicadas:

Informações acerca do produto:

Informações de segurança acerca do produto:

 

Instruções de aplicação: