O artigo de hoje é sobre os diversos métodos de carregamento das mercadorias.

Lo/Lo (lift-on/lift-off)

É o método de carga e descarga mais comum nos navios.

Neste método de carregamento a carga é içada através de gruas, paus de carga, etc…

Para içar a carga podem ser usados meios do navio ou do porto em que se encontra o navio.

Ro/Ro (roll-on/rol-off)

Como o próprio nome diz, a carga é embarcada e desembarcada a rolar, por meio das suas próprias rodas ou lagartas.

Este é o método usado para automóveis, motas e outros equipamentos que se movimentem sobre rodas.

Sto/Ro (Stow-and-Row)

A carga embarca e desembarca a rolar e, quando já esta dentro do navio, é estivada.

A carga é geralmente levada por tratores para dentro do navio e é estivada com a ajuda de empilhadoras.

Flo/Flo (float-on/float-off)

É o método usado por cargas flutuantes que sejam transportadas a flutuar.

Para que as mercadorias possam ser embarcadas e desembarcadas, normalmente parte do navio é submergida.

 

Truck-to-truck

Neste método são usadas empilhadoras para transportar carga de dentro para fora do navio.

Já dentro do navio a carga é movida por elevadores, e depois é novamente estivada recorrendo a empilhadoras.

Lift-and-roll

A carga é içada para bordo através de gruas, paus de carga ou outros aparelhos do navio.

Já dentro do navio ela é rolada até à sua posição através de, por exemplo, um pórtico rolante.

Wo/Wo (walk-on/Walk-off)

Este é o método em que a carga entra e sai a andar.

É usada na maior parte de transporte de seres vivos, tanto animais como passageiros.

 

 

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