
Neste primeiro artigo sobre dimensões do navio, vou começar por referir os planos e linhas de referência do navio. Também vou distinguir o comprimento total (LOA) do comprimento entre perpendiculares (LPP).
Planos do Navio
Plano Base:
É o plano que tem a vista como se fosse por cima.
Plano Longitudinal:
É o plano em que se vê a lateral do navio.
Plano Transversal:
É o plano do navio em que vemos uma fatia do navio, como se fosse cortado pela frente.
Linhas de Referência
Linha de Construção ou de quilha:
É a reta formada pela interseção do plano longitudinal com a quilha.
Linha Base:
É a reta formada pela interseção do plano base com o plano longitudinal do navio. É esta a linha de referência do plano geométrico do navio.
Linha de flutuação ou linha de água:
É a linha definida pela interseção do plano de flutuação e o casco do navio.
Linha de água carregado (DWL):
É a linha de água quando o navio se encontra no seu nível máximo de carga.
Perpendicular a vante:
É a reta perpendicular à linha base, que passa no extremo da interseção da linha de água quando o navio se encontra carregado no máximo da sua carga.
Perpendicular a Ré:
É a reta perpendicular à linha base, que passa pela face mais a ré do cadaste do leme ou, quando este não existe, pelo eixo do leme.
Perpendicular a Meio:
A reta perpendicular à linha de base, que é equidistante de ambas as perpendiculares de vante e de ré.
Comprimentos do Navio
Comprimento entre perpendiculares (LPP):
É a distância medida paralelamente a linha de água (DWL), entre as perpendiculares de vante e de ré. Este comprimento é importante pois é o usado para os cálculos de estabilidade.
Comprimento fora a fora ou Total (LOA- Length Overall):
É o comprimento medido entre as partes mais salientes do navio.
Espero que tenham gostado! 😉
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