Barco

Neste primeiro artigo sobre dimensões do navio, vou começar por referir os planos e linhas de referência do navio. Também vou distinguir o comprimento total (LOA) do comprimento entre perpendiculares (LPP).

Planos do Navio

Plano Base:

É o plano que tem a vista como se fosse por cima.

Plano Longitudinal:

É o plano em que se vê a lateral do navio.

 

 

Plano Transversal:

É o plano do navio em que vemos uma fatia do navio, como se fosse cortado pela frente.

 

 

Linhas de Referência

 

Linha de Construção ou de quilha:

É a reta formada pela interseção do plano longitudinal com a quilha.

Linha Base:

É a reta formada pela interseção do plano base com o plano longitudinal do navio. É esta a linha de referência do plano geométrico do navio.

Linha de flutuação ou linha de água:

É a linha definida pela interseção do plano de flutuação e o casco do navio.

Linha de água carregado (DWL):

É a linha de água quando o navio se encontra no seu nível máximo de carga.

Perpendicular a vante:

É a reta perpendicular à linha base, que passa no extremo da interseção da linha de água quando o navio se encontra carregado no máximo da sua carga.

Perpendicular a Ré:

É a reta perpendicular à linha base, que passa pela face mais a ré do cadaste do leme ou, quando este não existe, pelo eixo do leme.

Perpendicular a Meio:

A reta perpendicular à linha de base, que é equidistante de ambas as perpendiculares de vante e de ré.

Comprimentos do Navio

Comprimento entre perpendiculares (LPP):

É a distância medida paralelamente a linha de água (DWL), entre as perpendiculares de vante e de ré. Este comprimento é importante pois é o usado para os cálculos de estabilidade.

Comprimento fora a fora ou Total (LOA- Length Overall):

É o comprimento medido entre as partes mais salientes do navio.

 

Espero que tenham gostado! 😉

Podem aprender mais sobre navios Aqui!