Bordo Livre e Calado de um Navio!

No artigo de hoje vou explicar o que são aquelas marcas que vemos nas laterais dos navios.

Estas marcas têm o nome de Bordo Livre e Calado.

Na imagem seguinte podemos aprender mais alguns conceitos importantes, que são utilizados em cálculos de estabilidade do navio:

Boca:

É a largura máxima medida por fora do casco.

Pontal:

É a altura entre o fundo do navio e o convés.

Altura do navio fora de água:

É a distancia entre a linha de água até ao ponto fixo mais alto do navio.

Calado:

É a altura entre a linha de água e a parte inferior da quilha.

Mais à frente neste artigo explicarei como ver o calado de um navio.

Bordo livre:

É a distância vertical entre a superfície da água e o convés do navio.

Existe um bordo livre específico que tem de ser respeitado, que indica até onde a água pode estar, estando o navio carregado, em cada época do ano e zona a navegar.

Estas linhas são feitas tendo em conta a estabilidade do navio.

As marcas de bordo livre são marcadas em ambas as laterais do navio.

O que significam as letras?

TF (Tropical Fresh Water)- água doce tropical

F (Fresh Water)- água doce

S (summer; Sea water)- Verão; água salgada

W (winter; Sea water)- Inverno; água salgada

WNA (Winter. North Atlantic.)- Inverno no atlântico Norte

NP- Letras que indicam a autoridade de registo.

 

Como medir o Calado?

As marcas do calado existem em ambos os lados, à proa, à popa e a meio-navio, para que se possa retirar os valores do calado sempre que necessário.

As escalas podem ser em metros, decímetros ou em pés.

Vejam a próxima imagem, que demonstra o exemplo de uma escala em decímetros:

A base do número deve corresponder à linha de flutuação a que se refere, como se vê na imagem.

Já a escala de pés varia da seguinte forma:

 

Como podem ver cada número tem a altura de 6 polegadas, sendo a distância entre cada novo número de doze, que equivale a um pé.

A escala de metros é muito semelhante à de centímetros, mas podem ver como exemplo na imagem principal do artigo! 😉

Podem ver mais artigos da categoria aqui!

Espero que tenham gostado! 😀

You may also like

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *