
No artigo de hoje irei contar-vos como foi a minha experiência a navegar no Rio Douro!
Tudo começou quando fui convidada, pelo Cte. Hugo Bastos, para ir ao Porto conhecer os navios da Douro Azul (podem ver aqui o artigo anterior).
Na altura achava que apenas iria visitar os navios que estivessem ao cais, mas fui também convidada para experimentar navegar num dos seus navios: o MS Spirit of Chartwel.
A viagem:
Eram 1300 e eu estava no cais de Gaia, a visitar alguns dos navios da Douro Azul, quando fui informada que o navio Spirit of Chartwell, se preparava-se para partir às 1345.
Este estava atracado do outro lado da margem, no Porto, por isso aprecei-me a concluir as visitas, para ter a oportunidade de visitar também este navio.
Fomos recebidos pelo Mestre Manuel Alves que nos tratou com máxima simpatia, fazendo uma visita guiada e contando-nos curiosidades acerca do navio.
No fim da visita perguntou-nos se queríamos ficar para navegar até ao próximo destino, e obviamente a minha reposta foi positiva!
Quando partimos, fomos para o convés para ver as manobras de desatracação.
Após observar as belas vistas do rio douro, fomos ter com o Mestre à ponte.
A ponte destes navios é feita de forma a que sejam controlados por apenas uma pessoa.
O mestre também me deu a oportunidade de manobrar o navio.

O leme destes navios é em forma de joystick e é bastante sensível. Por essa razão as manobras têm de ser o mais suave possíveis, para que o navio não adorne (incline) muito, de forma a que não se estrague a viajem aos passageiros.
A minha parte favorita da viagem foi passar a barragem de Crestuma-Lever, em que subimos com o navio para compensar o desnível de altura da água.
Segundo o Mestre, entrar na barragem é das manobras mais complexas, uma vez que a força da água que está a ser libertada pelas turbinas afeta a navegação.
Por essa razão, estes valores têm de ser verificados, de forma a manter o navio confortável para os passageiros durante toda a viagem.
A viagem terminou no caís de Entre-os-Rios.
Um pouco sobre a História do Spirit of Chartwell:
Este foi o navio oficial das comemorações do Jubileu, dos 60 anos na coroa da Rainha Isabel II, do Reino Unido.
Grande parte da sua mobília foi usada pela família real.
A embarcação tem 14 quartos duplos e uma suite real, num ambiente requintado e exclusivo.
O navio tem um toque especial de realeza, tendo muitos pormenores, como podem ver nas seguintes fotos: