
Esta semana foi uma semana em cheio, quando se tem muita coisa para fazer e mesmo assim não se quer perder nada, o corpo é que paga. XD
Eram 2000 do dia 15 quando o professor de navegação astronómica disse que a nossa aula noturna estava cancelada devido às condições atmosféricas. Apesar de estar Super entusiasmada com a aula, fiquei feliz ao mesmo tempo, pois ia poder ir para as serenatas da semana académica que incluem diversas tunas. O ambiente é sempre fantástico pois estão centenas de jovens trajados de diversos cursos, com tradições e até canções e danças diferentes.
No dia 16 foi o ensaio geral da tuna pelas 1800, de seguida fomos todos juntos no comboio e metro a cantar até ao nosso jantar em Entrecampos. Os estrangeiros são os que mais espantados ficam, veem-nos perguntar o porque de verem tantas pessoas com os mesmos tipos de roupa de um lado para o outro da cidade e ainda por cima muitos destes a cantar. ???? Após o jantar, voltei mais uma vez a cidade universitária, mas desta vez com o propósito de assistir ao traçar e aos pedidos de padrinho ou madrinha da tuna.
Na tuna temos uma hierarquia de acordo não só com a antiguidade mas também com o empenho demonstrado ao longo do tempo. Os graus hierárquicos são do mais baixo para o mais elevado: Deneb, Beta e Gama. Tudo isto são nomes de estrelas usadas em navegação astronómica. Os pedidos de apadrinhamento são feitos quando um elemento passa de Deneb a Beta.
Quarta feira, no dia 17, foi o grande dia para a Nautituna, tivemos o enorme prazer abrir o palco da semana académica. Eu estava super nervosa pois nunca tinha feito uma atuação para tantas pessoas.
Como fomos os primeiros a atuar no palco e o sistema de som não estava propriamente preparado para tunas, tivemos partes em que o som não estava bem distribuído pelos microfones. Para nós, também foi confuso porque não conseguíamos ouvir bem o som das guitarras e tivemos de ter o dobro da atenção para nos apercebermos do ritmo das músicas.
Ao aperceber-se que haviam partes da música que não se ouviam como era suposto, um dos técnicos do som resolveu por um dos microfones mesmo em frente à minha boca, pois eu estava à frente do microfone mais à ponta, que era o mais fácil para ele aceder. Eu devo ter feito tal cara que o senhor disse ao meu ouvido para eu não fugir do microfone. Eu estava constrangida pois passou a ouvir-se mais a minha voz, enquanto que numa tuna é suposto ouvir-se as vozes em harmonia.
Apesar destes percalços acabou por correr bem, pois alem das ultimas musicas se ouvirem relativamente bem, os nossos estandartes estiveram de parabéns! ????