No artigo de hoje irei falar-vos da minha cerimónia da bênção das fitas e do meu primeiro dia a vestir a farda da marinha mercante.

O que é a bênção das fitas?

Para quem não sabe, a bênção das fitas é uma cerimónia em que os finalistas convidam as suas famílias e amigos para juntos comemorarem o fim de mais uma etapa nas suas vidas: o fim da licenciatura.

Na foto seguinte estou com a minha turma:

Esta cerimónia é tradicionalmente religiosa, mas está aberta a todos, mesmo a quem não tem qualquer crença.
Como o próprio nome indica, é feita uma bênção das fitas dos finalistas.

O finalista entrega fitas a pessoas que lhe sejam queridas, para que estas escrevam mensagens de boa sorte, ou que digam algo sobre a amizade de ambos.

No meu curso de pilotagem existem três tipos de fitas:

• Azuis: para amigos,
• Brancas: familiares,
• Vermelha: parceiro,
• Preta: para o próprio finalista escrever e queimar.

A minha cerimónia:

 

A minha cerimónia teve início às 1000 com uma missa que teve a duração de uma hora, e no fim o padre benzeu as nossas fitas (de todos os finalistas).

Às 1100 a Nautituna atuou, e antes da atuação troquei de roupa para atuar com o traje académico, e no fim voltei a vestir a farda da Marinha Mercante.

 

 

Infelizmente não pude fazer todos os meus esquemas de bandeiras, uma vez que a cerimónia foi celebrada na rua e estava muito vento.

No fim deu-se a entrega de diplomas! 😀

 

A primeira vez que usei a farda da marinha mercante:

Não há palavras para descrever o quão orgulhosa me senti a vestir a farda da marinha mercante pela primeira vez!

Tenho muita pena que na minha faculdade, ao contrário de outras instituições estrangeiras, não exista a tradição de se utilizar a farda.

Para mim utilizar a farda diante da minha família e amigos mais próximos, num dia que simboliza o fim da minha vida académica foi uma honra!

No entanto como ainda não terminei o curso oficialmente, optei por levar as passadeiras com a lista de praticante tapada, de forma a não expor o que, por um mês (espero XD), ainda não sou.

Espero que tenham gostado! 😉

Quero agradecer a todas as pessoas que sempre me apoiaram em tudo e me ajudaram a chegar aqui!

Também quero dar um obrigada especial às minhas fotógrafas Lídia Matias e Amélia Gonçalves! 😀