Viagem no Anixa: De Lisboa a Peniche!

Navegmos de Lisboa a Peniche. Durante 9 horas fizemos uma distância de aproximadamente 40 milhas a uma velocidade média de 4,5 nós uma vez que o vento não estava a contribuir muito (ou nada ahah).

A Viagem no Anixa:

Cheguei a marina de Oeiras às 0730. Estivemos a atestar o Anixa que descobri que tem um depósito de 130L. Pus logo em prática amarrar e desamarrar o veleiro ao cais.

Comigo estava o Cmt. Mesquita, o dono do veleiro, e o meu irmão.

O tempo estava bastante agradável, com poucas nuvens e mar chão.

Eram 0745 quando estávamos a sair e o Cmt. pôs-me logo a fazer leme.

Nesta viagem pude por em prática alguns dos meus conhecimentos.

Fui a responsável pela escrita do diário de bordo onde se escreve todas as informações pertinentes sobre a viagem, tais como a velocidade, o rumo, condições atmosféricas, distância percorrida em certo intervalo de tempo, etc… Eu preenchi este diário de bordo e marquei pontos na carta náutica de duas em duas horas.

O comandante deixou o veleiro à minha responsabilidade quando foi ao seu interior. Tive de estar bastante atenta, devido às boias que os pescadores colocam junto à costa, para marcar o local onde deixaram as redes de pesca. Caso o navio batesse numa delas, poderia ficar preso.

A sensação de ter que ficar com esse tipo de responsabilidade é um pouco assustadora mas também é bom saber que confiam em nós.

Tive também a oportunidade de tirar marcações aos faróis de Sta. Marta e ao Cabo Raso, quando passamos pelo seu través, que foi às 0845 e às 0925.

Já fora da barra de lisboa estavam vagas largas de 3m, que são bastante agradáveis, uma vez que apesar de grandes, ao serem espaçadas o veleiro simplesmente sobe e desce sem adornar muito.

Quando estou a bordo, não sei o que se passa comigo, eu como muito mais haha. Às 1200 comemos os primeiros aperitivos para depois às 1400 almoçarmos.

Esta foi a primeira viagem do meu irmão, ele nunca tinha andado de veleiro e não enjoo. Já sei que posso contar com ele para uma próxima haha! 😀

Espero que tenham gostado! ????
[easingslider id=”2365″]

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *