Wista Portugal-Women’s International Shipping & Trading Association

Na passada terça-feira, dia 18 de setembro, estive presente na apresentação oficial da Wista Portugal e vou-vos agora falar um pouco sobre o evento.  

O que é a Wista? 

A Wista (Women’s International Shipping & Trading Association) foi formada em 1974, e tem como função, juntar a nível internacional mulheres que trabalhem no setor marítimo. 

Esta associação serve como forma de contacto entre mais de 3000 profissionais de todos os setores da indústria, permitindo a troca de informações e experiências.  

Neste momento, a Wista opera em mais de 40 países sendo, a partir desta data, Portugal um deles.  

O evento: 

O evento decorreu pelas 1700 do dia 18 de setembro, na Gare marítima de Alcântara. 

Começou com umas palavras da presidente da Wista Portugal, Carla Olival, que é advogada e conselheira legal da Euromar e diretora dos marítimos manning Portugal.  

Ela acredita que o crescimento da tonelagem da frota de navios com a bandeira portuguesa, é o momento certo para a criação de uma associação como a Wista. Esta será uma ferramenta importante para conectar profissionais portuguesas dos diversos ramos da marinha mercante e da logística num panorama internacional.  

De seguida falou Despina Theodosiou, presidente da Wista internacional e CEO da Tototheo Maritime. 

Despina diz-se orgulhosa de incluir Portugal na família Wista. Salientou também que a influência de Portugal noutros países marítimos, especialmente na Europa, cria novos caminhos para negócios na Wista, o que consequentemente, aumenta a influência da Wista a nível global.   

Por fim, falou a Ministra do mar, a Exma. Sra. Paula Vitorino, que se tornou presidente do conselho honorário da Wista Portugal.  

A ministra afirmou que a criação da Wista Portugal vai aumentar a visibilidade das mulheres portuguesas das diversas áreas da economia azul, através da partilha de conhecimentos e experiências, contribuindo para a construção de sociedades mais igualitárias e justas.  

Após o evento: 

Após a apresentação da Wista Portugal, foi oferecido um passeio de catamaran, onde era promovido o contacto entre membros da Wista e outros associados ao transporte marítimo.  

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *