
Ontem foi o primeiro dia da III conferência do Jornal da Economia do Mar. Foi o meu primeiro grande evento deste tipo relacionado com o mar e por enquanto estou a gostar bastante.
Ao início tivemos a abertura com o Cmt. Sardinha Monteiro, que fez um pequeno apanhado dos assuntos relacionados com o mar: ambiente, política e economia.
Ao almoço tivemos um fantástico almoço preparado pela Docapesca que estava tão bom que não deu para tirar fotos. 😛
A seguir ao almoço tivemos o tema que mais comigo mexeu, que foi a questão “Portugal Nação Marítima VS. Nação Continental”.
Portugal Nação Marítima VS. Nação Continental
Muitos oradores referiam que Portugal é uma Nação Continental pois em Portugal não se investe o necessário no mar, não se praticam desportos náuticos e nunca existe um grande número de pessoas envolvidas em sítios em que se discutem temas destes, como foi o caso da conferência.
Eu era para ter intervindo, mas infelizmente não restou tempo para isso por isso deixo aqui a minha opinião:
Portugal para mim é um país marítimo. Se formos a ver temos muitos dos nossos costumes ligados ao mar, a moda, a alimentação e quando chega ao verão não pensamos em mais nada sem ser nos longos dias de praia…. Como curiosidade, somos o segundo país que mais peixe consome, sendo apenas ultrapassados pelo Japão. Cada português come em média 60Kg de peixe por ano.
Muitos portugueses teriam todo o gosto, com certeza, em praticar mais desportos náuticos, penso que muitas vezes o entrave é mais de origem económica do que simples desinteresse.
Existe também uma fraca partilha de assuntos relacionados com o mar, ou se os existem não são de grande acesso. Por exemplo, só tive conhecimento da minha escola, a ENIDH, através da feira de educação Futurália e quando comecei a lá estudar a maioria dos meus amigos nem tinha conhecimento da escola.
O desenvolvimento da economia do mar é possível e necessário, está no entanto dependente (como é obvio) do investimento, mas para esse investimento acontecer tem de haver mais informação disponível.
E vocês, o que acham?
Na conferência também existe um espaço com diversos expositores, e eu resolvi deixar aqui uma fotografia de uma maquete do navio Salva Vidas do Arsenal do Alfeite, que gostei bastante:
Hoje há mais conferência 😉
Brilhante reflexão e contribuição. Queremos mais! Abraço Alvaro Sardinha
Obrigada 🙂 Irei continuar a escrever para partilhar a minha aprendizagem do mundo marítimo.
Caríssima Bárbara,
Com que então não teve oportunidade de expressar tão pertinente visão na Conferência?
Falha miserável da organização e, em particular, do moderador, ou instigador, do painel !…
Falha a corrigir, sem dúvida alguma.
De qualquer modo, os nossos agradecimentos pela sua presença e ainda bem que a Conferência lhe pareceu interessante, e tão interessante que não deixou, mais importante ainda, de suscitar este seu tão perspicaz como significativo comentário.
Com os nossos respeitos e agradecimentos,
Gonçalo Magalhães Collaço
Muito obrigada Dr. Gonçalo Collaço.
Foi mesmo um prazer estar presente na conferência e certamente estarei presente na próxima.
Com os meus melhores cumprimentos
Bárbara Chitas