Feira e Congresso Trabalhar num navio: A minha experiência!

Foi na passada quinta feira que se realizou a primeira feira e congresso: Trabalhar num navio, que decorreu no Centro de Congressos do VIP Executive Art’s Hotel, em Lisboa. Este evento foi organizado pela Apormar.
A Feira teve a sua abertura às 11h. Na feira estavam presentes diversos expositores de empresas de Cruzeiros, uma equipa médica, centros de formação e ainda uma equipa fotográfica.

O congresso começou às 11 e teve os seguintes tópicos:


1400- Trabalhar num navio- onde está a oportunidade
1500- Fiscalidade para marítimos- IRS e Segurança Social
1600- Candidaturas de sucesso- Visão do Recrutador
1700- Testemunhos de Profissionais que trabalham em navios
1800- Qualificação e Certificação Marítima.

 

 

 

 

 

 

A minha experiência na feira:

Eu cheguei logo na hora de abertura! No átrio estavam pessoas de todo o pais e também estrangeiros.

Eu como queria comprar o livro: trabalhar num navio, aproveitei a promoção e tive o livro e as fotos para o currículo pelo preço do livro.

Eu já tinha lido o livro no inicio deste ano, na biblioteca da minha escola, mas eu gosto de ter os livros em casa. Por isso além de o comprar pedi ao Eng. Álvaro Sardinha para o assinar.

Ainda não sei se gostei das fotos, porque ainda não me as enviaram.

O que achei mais interessante foi o senhor perguntar se queria que ele me fizesse parecer mais velha. Nunca ninguém acredita que já tenho 20 anos. XD

Os expositores:

Gostei de como as empresas estavam organizadas e a fluidez com que recebiam as pessoas. Apesar de algumas filas até serem grandes, em norma, o tempo de espera era curto.

Havia empresas em que as pessoas eram bastante simpáticas outras nem por isso.

E apesar da feira ser para todas as pessoas que pretendem trabalhar em navios, acho que esta estava mais virada para hotelaria em navios de cruzeiro e ferries.

Algumas empresas ate estavam interessadas em oficias, mas já com uma vasta experiencia profissional.

O congresso:

O congresso foi a parte mais interessante para mim, pois eu ainda sou estudante. Não estava propriamente à procura de emprego, mas sim de ver como as coisas funcionam.

Gostei muito da abertura, com o eng. Álvaro Sardinha, pois acho que ele tem um dom de motivar as pessoas e de fazer com que elas vejam o melhor delas. Para ele tudo é possível desde que nos esforcemos, e claro, tenhamos saúde. Por mais vontade que uma pessoa tenha, sem saúde a vida no mar é mesmo impossível.

Outra palestra que gostei muito foi a da fiscalidade, dada pela a advogada Cristina Lança. Aprendi que muitas das vezes os contratos que parecem mais favoráveis não o são, devido a impostos que depois temos de tratar por nossa própria conta.

As outras palestras para mim já não foram tão importantes, pois tratavam de assuntos que já tinha conhecimento ou mais viradas para hotelaria.

A minha opinião sobre a iniciativa:

Como finalista do curso de pilotagem e blogger de assuntos do mar, não poderia estar mais a favor desta iniciativa.

Não só demonstrou que até algumas das profissões mais comuns em terra, também existem no mar, como que despertou a vontade de não desistirmos do que realmente queremos.

Existe a necessidade de voltar a aproximar os portugueses do mar!

Se quer trabalhar num navio, também poderá gostar do artigo: Queres trabalhar num navio?

You may also like

6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *