A ENIDH esteve presente na Gala de Homenagem aos velejadores portugueses:

Foi no passado dia 26 de outubro de 2018 que decorreu a gala de homenagem aos velejadores portugueses que participaram na Volvo Ocean Race, e os alunos da ENIDH estiveram presentes.

Como surgiu a ideia de fazer a gala?

A VOR é a prova de maior dificuldade no mundo da vela, e contou pela primeira vez com a participação de 3 velejadores portugueses: António Fontes, Bernardo Freitas e Frederico Melo.
Há 28 anos que não existia nenhum português nesta competição.

A gala:

A gala teve o seu início por volta das 1730 no planetário de Lisboa, onde durante cerca de 20 minutos foi feita uma seção cinematográfica a contar a experiência vivida pelos nossos velejadores na Volvo Ocean Race (VOR).

A seguir ao vídeo, o público pode fazer perguntas aos velejadores, acerca das suas experiências nesta prova.

Após a demonstração do vídeo deu-se uma degustação de produtos do mar confecionados pela Docapesca.

O jantar foi servido no salão do museu da marinha.

Neste jantar estiveram presentes diversas personalidades do mundo do mar e também membros do governo, como o presidente da república: o Exmo. Professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Curiosidades da VOR 2017-2018:

• Para cativar a participação por parte de mulheres na VOR, cada equipa foi obrigada a levar um membro da sua equipa do sexo feminino para poder participar na prova.
• Pela primeira vez, tivemos uma embarcação com bandeira portuguesa na prova.Esta embarcação tinha como nome uma mensagem contra a poluição “Turn the tide on plastics (TTOP)”.
• A equipa da TTOP, patrocinada maioritariamente pela fundação Mirpuri, foi a única na prova com uma equipa com igual número de mulheres e homens em competição, sendo 10 no total. Eram também a equipa mais jovem.
• A TTOP foi também a única a ter uma mulher como Skipper: Dee Caffari.
• Na equipa TTOP, participaram os dois velejadores portugueses: Bernardo Freitas e Frederico Melo.
• António Fontes, que foi aluno de pilotagem da ENIDH, foi contratado para a equipa Scallywag.

Eventos como este são bastante importantes para celebrar e partilhar as conquistas dos portugueses em diversas áreas ligadas ao Mar.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *