
Apesar de 2020 ter sido um dos anos mais desafiantes que o mundo do Shipping enfrentou, existem sinais que nos fazem sentir com esperança.
Segundo a UNCTAD espera-se que o mundo do Shipping tenha caído em 4,1% em 2020. Também prevê que a curto prazo a indústria sofra tempos difíceis especialmente com as novas vagas da doença.
No entanto agora os países já estão preparados e sabem o que esperar da doença, isto é, já arranjaram formas de lidar com ela de forma que os navios (de carga) continuem a operar. Os últimos números demonstram este lado positivo.
O comércio global de navios de porta contentores cresceu em 2,7% no terceiro quarto do ano, comparado com o início do ano conturbado pelo COVID, e comparando as mesmas datas de 2019 e 2020, o volume de carga apenas teve uma descida de 3%.
É esperado pela UNCTAD que o comércio marítimo volte a crescer em 4,8% em 2021, assumindo que a economia global melhora e que as indústrias se preparam convenientemente para a COVID.
Há claro ainda muitas dúvidas sobre o cenário final, vamos, portanto, abordar diversas possibilidades para 2021.
Shipping- Irá a pandemia terminar?
Uma das maiores incertezas será o se e quando a pandemia irá terminar.
De acordo com a última previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI), a China é a única grande economia com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, mas os outros mercados vão seguir esta tendência em 2021.
Todas estas suposições tendo em conta que a pandemia será controlada neste presente ano, o que não é completamente descabido, visto que a grande maioria dos países já começou a vacinar os seus cidadãos em força.
Por outro lado, a segunda vaga está na Europa está a aumentar o desemprego e a obrigar os governos a voltarem atrás na diminuição das restrições o que está a levar a um aumento do desemprego e diminuição da procura de produtos energéticos.
Vermo-nos livres da pandemia vai levar tempo.
Disciplina Económica dos Armadores:
Com o número de carga a transportar a diminuir, seria de esperar que o preço dos fretes seguisse a tendência, o que não aconteceu. Os gestores da carga fizeram um bom trabalho em cortar custos, cancelando portos, fazendo com que a capacidade de transporte fosse menor ao diminuir a oferta de navios para fazer os transportes, sendo que também aproveitaram a redução dos custos do combustível.
As maiores taxas de frete possíveis:
Em 2020, os carregadores começaram a aumentar as taxas de serviços de frete premium.
Não virão muitos novos navios para o mercado este ano, o que significa que a oferta não irá aumentar, o que significa um aumento das taxas de frete relativamente ao mesmo período de 2019-2020.
O encurtar da gestão de cadeia logística (supply chain):
O último relatório da UNCTAD diz que que “apesar da COVID-19 tenha enfatizado a interdependência global das nações, também levantou questões sobre a globalização e aumentou as críticas contra o outsourcing de localizações distantes”.
De acordo com o relatório, existe uma grande possibilidade de a cadeia logística ser reduzida, incluindo relocalização e com estruturas mais independentes com modelos de inventário inferiores.
Maior investimento na digitalização:
A pandemia veio mostrar o quão importante é a digitalização no mundo de hoje!
É importante ir eliminando a papelada (física) no Shipping, quer em portos, relatórios, entre outros.
O tracking das cargas em tempo real é agora um dado adquirido.
As companhias mais pequenas que não conseguirem acompanhar esta tendência em 2021, vão provavelmente perder a competitividade.
O come-back deverá ser feito de uma forma sustentável:
Um dos objetivos mais realísticos das indústrias são voltar aos números de 2019, num entanto 2019 já passou e a discussão dos problemas climáticos chegou para ficar.
A regulamentação com os níveis baixos de Enxofre impostos pela IMO entraram em vigor em 2020 e o objetivo final é reduzir as emissões de gases de estufa totais pelo menos em 50% até ao ano de 2050, quando comparado com os níveis de 2008.
Os players dá indústria terão de fazer esforços semelhantes aos feitos durante a pandemia para tornar o Shipping um negócio mais sustentável.