Tsunami- Sabe como sobreviver a um?

O artigo de hoje é sobre tsunamis, o que são e como sobreviver a eles.

Tsunami vem das palavras japonesas porto e onda.

O que é um tsunami?

Um tsunami é a entrada de uma onda grande em terra.

Apesar de serem por vezes confundidos por diferenças de maré, não têm nada a ver com isto.

Um dos sinais claros de que vai ocorrer um tsunami é a descida drástica do nível da água, cerca de 5 minutos antes do acontecimento.

Viajam a uma velocidade aproximada de 800Km/h, velocidade idêntica à de um jato.

Muitas pessoas acham que os tsunamis são apenas uma onda. A verdade é que um tsunami pode ser composto por até 3 ondas gigantes no espaço de 24 horas.

Como identificar um tsunami?

Dependendo da zona em que nos encontramos, poderá haver ou não sistemas anti tsunamis.

Se for perto do círculo de fogo do pacifico, onde ocorrem cerca de 80% dos tsunamis, poderemos até fazer download de uma app par ter aceso direto a avisos e notificações de atividade sísmica e os locais estão equipados com um sistema de alarme e indicadas as rotas de fuga.

Caso seja num local onde não seja “comum” ocorrer um tsunami, teremos de estar mais atentos aos sinais dados pela natureza:

  • Animais com comportamentos fora do normal- Se estivermos a fazer mergulho poderemos notar um comportamento diferente nos peixes ou estes até podem desaparecer. Pássaros a voar para pontos mais altos. Cães a ladrarem e a esconderem-se.
  • Se sentirmos, ouvirmos ou avistarmos um terramoto, meteorito, deslizamento de terra ou uma erupção vulcânica, um tsunami poderá ocorrer de seguida- Estes fenómenos podem ocorrer longe do local do tsunami visto que este é capaz de percorrer cerca de 3000 Km em menos de 4 horas.
  • O sinal mais claro de que irá ocorrer um tsunami é a rápida descida dos níveis do mar numa praia- devido a esta descida rápida poderemos ver peixes na areia, rochas ou destroços de embarcações que não costumam estar à vista. O tsunami ocorre poucos minutos após este fenómeno.
  • Por vezes consegue ouvir-se um tsunami, antes deste ser visível- O som é semelhante ao de um comboio de carga. Muitas vezes as pessoas não detetam logo um tsunami, porque nem sempre vem em formato de onda gigante. Pode ser simplesmente o aumento do nível de água de uma forma muito acelerada.

O que o provoca?

  • Terramoto
  • Deslizamento de terras
  • Erupção vulcânica
  • Queda de meteorito

Como sobreviver a um Tsunami:

O segredo para se sobreviver a um é ser-se rápido. Ter atenção aos sinais e ter um plano de segurança.

Subir 30 metros acima do nível do mar. Tentar afastar-se mais de 3 kms da costa

Em países que fazem parte do círculo de fogo do pacífico existem já planos de segurança que devem ser consultados antes de visitar estes locais.

Se nos encontrarmos perto de água e não tivermos tempo de ir para um local seguro, poderemos subir a uma árvore, sendo que esta tem grandes probabilidades de se partir com a força da água.

No pior cenário, se estivermos dentro de água numa embarcação em águas profundas, é melhor ir para mais longe da costa, uma vez que, junto à costa as ondas serão maiores. Se estivermos simplesmente na praia dentro de água e virmos que não temos tempo para fugir, poderemos tentar arranjar algo grande e insuflável para nos tentarmos proteger.  

You may also like

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *