Tipos de Derrotas- Descubra alguns dos tipos!

O artigo de hoje é sobre tipos de derrotas. Uma derrota é o caminho seguido por um navio numa viagem.

Para proceder à navegação o navegante tem de saber interpretar bem as cartas de navegação.

O navegador deve saber calcular as distâncias com a maior precisão possível, saber optar pelo caminho mais rápido mas que ao mesmo tempo ofereça segurança!

Introdução às projeções:

O nosso planeta terra é aproximadamente esférico, e como podem imaginar fazer o planeamento de uma viagem num globo é impossível, não só por não ser prático trabalhar numa superfície redonda, mas também porque não é possível produzir um globo com as mesmas escalas que uma carta náutica.

Por isso foram criadas projeções do nosso globo em formato plano, a partir de linhas de referência como paralelos e meridianos. Alguns exemplos de projeções são as de Mercator e as gnomónicas. Podem ler mais sobre elas aqui!

Para calcular as distâncias e direções de um dado trajeto de um ponto de partida a um dado ponte de chegada, foram criadas as derrotas.

Existem vários tipos de derrotas. No artigo de hoje irei abordar a derrota ortodrómica, a derrota loxodrómica, a derroa climatológica e a derrota meteorológica.

Derrota Ortodrómica e Loxodrómica:

A menor distância entre dois pontos da superfície terreste é dada pelo arco de círculo máximo que os une. A derrota ortodrómica é o percurso que é feito sobre este arco, daí ser o percurso mais curto.

A derrota Loxodrómica é aquela que une dois pontos em linha reta numa carta de Mercator.

Nesta imagem poderão ver a diferença entre as duas:

No entanto, apesar da derrota ortodrómica ser a distância mais curta, este não é muito prática.

Para se manter a navegar em cima do arco de círculo máximo o navegador teria de estar constantemente a modificar o seu rumo.

Por essa razão, costuma-se dividir a derrota ortodrómica em diversos segmentos de derrota loxodrómica, com podem ver na imagem a seguir:

A cheio está representada a derrota ortodrómica e os diversos troços são da loxodrómica.

Derrota climatológica:

A derrota climatológica é feita com base na média dos fenómenos meteorológicos que vão ocorrendo num dado período de tempo, num dado local, para uma estação do ano específica.

Esta derrota serve para que os marítimos consigam prever as condições que irão encontrar numa viagem, numa altura específica do ano. Com esta derrota conseguimos evitar possíveis perigos para a navegação.

Derrota Meteorológica:

A derrota meteorológica, é a derrota que se baseia nas condições meteorológica que acontecem no momento, nos diferentes locais do planeta.

Estas derrotas diferem das climatológicas, na medida em que são mais dinâmicas. São desenhadas para horas específicas do dia.

 

Estas são algumas das ferramentas que os navegadores dispõem para planear a sua viagem!

Espero que tenham gostado! 😉 

You may also like

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *