
O artigo de hoje é sobre o Sistema de Balizagem Marítima.
As boias tem como função dar ao navegador informações importantes como o sentido de entrada num canal ou perigos num local.
Antigamente existiam cerca de 30 sistemas de balizagem diferentes. Hoje em dia devido a acordos feitos, conseguiu-se reduzir este numero para dois.
Sistemas de Balizagem
Aqui podemos ver a divisão que existe entre a Zona A (amarela), e a Zona B (verde).
Portugal encontra-se na Zona A.
Marcas Laterais
Estas marcas servem para sabermos que lado do navio devemos deixar virado para a boia quando entramos num canal.
Marcas Laterais Zona A
Na zona A temos de deixar, à entrada num canal, as boias vermelhas e cónicas a Bombordo, e as verdes e Triangulares a Estibordo.
Estas segundas boias indicam a direção do canal principal. No entanto para descobrir o lado principal devemo-nos guiar pela cor central. As que estão do lado esquerdo, indicam que o canal principal se encontra a Estibordo e as da direita a Bombordo.
Esquema de entrada no porto:
Marcas Laterais Zona B
Estas marcas são o inverso das da Zona A. Só a sua forma se mantem.
Do lado esquerdo encontram-se as marcas que devemos deixar a nosso Bombordo e do nosso lado direito as que devemos deixar a Estibordo.
A lógica aqui também é a mesma. Do lado esquerdo, temos as marcas que indicam que o canal principal se encontra ao nosso Estibordo. Do lado direito as marcas que indicam que o canal principal se encontra a Bombordo.
Esquema de entrada no porto:
Marcas Cardeais
Estas marcas são iguais em ambas as Zonas.
O nome de uma marca cardeal, indica que ela deverá ser passada no quadrante indicado por ela.
Marcas de Perigo Isolado
É uma marca que se encontra sobre um perigo isolado, e que é navegável à sua volta.
Marcas de Águas Limpas
Indicam que as águas em torno da marca são navegáveis. São também utilizadas para indicar a entrada de um canal ou de um porto.
Marcas Especiais
Servem para indicar as áreas especiais que se encontram referidas em publicações náuticas.
Espero que tenham gostado! 😉
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Informações retiradas da publicação: Sistema de Balizagem Marítima do Instituto Hidrográfico.
Muito útil!
uma forma simples e muito pratica de aprender.!! gostei
Informação muito útil.
Gosto do design do site.
Parabéns, pela forma sucinta e simples como foi feito este resumo, bastante útil para que está a aprender.
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Muito Obrigada! 😀