O artigo de hoje é sobre o Sistema de Balizagem Marítima.

As boias tem como função dar ao navegador informações importantes como o sentido de entrada num canal ou perigos num local.

Antigamente existiam cerca de 30 sistemas de balizagem diferentes. Hoje em dia devido a acordos feitos, conseguiu-se reduzir este numero para dois.

Sistemas de Balizagem

Aqui podemos ver a divisão que existe entre a Zona A (amarela), e a Zona B (verde).

Portugal encontra-se na Zona A.

 

Marcas Laterais

Estas marcas servem para sabermos que lado do navio devemos deixar virado para a boia quando entramos num canal.

 

Marcas Laterais Zona A

Na zona A temos de deixar, à entrada num canal, as boias vermelhas e cónicas a Bombordo, e as verdes e Triangulares a Estibordo.

Estas segundas boias indicam a direção do canal principal. No entanto para descobrir o lado principal devemo-nos guiar pela cor central. As que estão do lado esquerdo, indicam que o canal principal se encontra a Estibordo e as da direita a Bombordo.

Esquema de entrada no porto:

 Marcas Laterais Zona B

Estas marcas são o inverso das da Zona A. Só a sua forma se mantem.

Do lado esquerdo encontram-se as marcas que devemos deixar a nosso Bombordo e do nosso lado direito as que devemos deixar a Estibordo.

A lógica aqui também é a mesma. Do lado esquerdo, temos as marcas que indicam que o canal principal se encontra ao nosso Estibordo. Do lado direito as marcas que indicam que o canal principal se encontra a Bombordo.

Esquema de entrada no porto:

Marcas Cardeais

Estas marcas são iguais em ambas as Zonas.

O nome de uma marca cardeal, indica que ela deverá ser passada no quadrante indicado por ela.

Marcas de Perigo Isolado

É uma marca que se encontra sobre um perigo isolado, e que é navegável à sua volta.

 

Marcas de Águas Limpas

Indicam que as águas em torno da marca são navegáveis. São também utilizadas para indicar a entrada de um canal ou de um porto.

Marcas Especiais

Servem para indicar as áreas especiais que se encontram referidas em publicações náuticas.

Espero que tenham gostado! 😉

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Informações retiradas da publicação: Sistema de Balizagem Marítima do Instituto Hidrográfico.