No artigo de hoje irei falar sobre alguns dos sinais de socorro que poderemos usar em caso de emergência.

Quando ocorre uma emergência a bordo de um navio, em que os seus tripulantes não conseguem controlar a situação, é hora de pedir ajuda.

A ajuda deve ser pedida quando a embarcação ou um dos tripulantes se encontram em perigo iminente e precisam de ajuda imediata.

Quando vemos ou ouvimos um sinal de socorro temos a obrigação de socorrer as pessoas/ embarcação em causa.

Quando chamar ajuda?

A ajuda deve ser pedida, sem hesitação, quando o próprio, alguém da sua tripulação ou o navio se encontram em perigo iminente.

Se a situação for urgente, mas não necessite de sinais de socorro, podem-se utilizar as comunicações rádio presentes a bordo para comunicar com outros navios à nossa volta ou mesmo com a guarda costeira.

Ter em atenção que ficar sem motor ou combustível, quando se tem pressa de chegar a terra, não é considerado uma emergência.

Existem diversas formas de pedir ajuda, umas mais sofisticadas que outras, que irei abordar já de seguida.

Sinais de Socorro

GMDSS:

É o meio mais sofisticado de pedir ajuda e foi desenvolvido pela IMO de forma a criar um programa internacional para o pedido de socorro.

Este é um sistema de comunicações que utiliza tanto satélite como ondas radio de forma automática e eficaz, de forma a que o pedido de socorro seja feito com a maior rapidez possível.

O sistema GMDSS é obrigatório para navios com mais de 300t brutas e também para alguns navios de passageiros e de pesca. Para os restantes navios é apenas opcional.

Sinais de radio:

Para os navios que não têm o sistema GMDSS, têm geralmente um sistema de VHF a bordo.
Devem então proceder a enviar uma mensagem de socorro no canal 16.

EPIRB:

São unidades que tem um único numero de serie que é registado com o nome e outras informações do navio

Estas unidades enviam um sinal de socorro para os satélites que fazem parte do sistema GMDSS, que por sua vez reencaminham a informação para o centro de coordenação do salvamento.

Podem ser ativadas manualmente, ou automaticamente no caso de a embarcação afundar.

SART:

O SART é geralmente colocado em balsas salva vidas.

É um aparelho que quando ativado transmite, nos radares dos outros navios ou aeronaves, a posição da balsa salva vidas.

Este aparelho transmite um sinal para os navios que estejam a uma proximidade de 5 milhas náuticas. Numa aeronave, o seu radar deteta o sinal enviado pelo SART a uma distancia de 30 milhas dependendo da sua altitude.

Uso de pirotécnicos:

O uso de pirotécnicos serve para chamar atenção visual ou auditiva de navios ou aeronaves que estejam na proximidade da embarcação que necessita ajuda.

Sinais de Bandeiras:

O uso simultâneo das bandeiras November e Charlie significa “Estou em perigo, necessito de ajuda!”

A bandeira Victor significa “Preciso de ajuda”.

Bandeira whiskey que significa “preciso de ajuda médica”.

 

Código morse:

Como já é conhecido do sinal morse, o SOS é representado por   ••• ‒ ‒ ‒ •••

Mover os braços para cima e para baixo.

Espero que tenham gostado! 😉