
No artigo de hoje irei falar sobre alguns dos sinais de socorro que poderemos usar em caso de emergência.
Quando ocorre uma emergência a bordo de um navio, em que os seus tripulantes não conseguem controlar a situação, é hora de pedir ajuda.
A ajuda deve ser pedida quando a embarcação ou um dos tripulantes se encontram em perigo iminente e precisam de ajuda imediata.
Quando vemos ou ouvimos um sinal de socorro temos a obrigação de socorrer as pessoas/ embarcação em causa.
Quando chamar ajuda?
A ajuda deve ser pedida, sem hesitação, quando o próprio, alguém da sua tripulação ou o navio se encontram em perigo iminente.
Se a situação for urgente, mas não necessite de sinais de socorro, podem-se utilizar as comunicações rádio presentes a bordo para comunicar com outros navios à nossa volta ou mesmo com a guarda costeira.
Ter em atenção que ficar sem motor ou combustível, quando se tem pressa de chegar a terra, não é considerado uma emergência.
Existem diversas formas de pedir ajuda, umas mais sofisticadas que outras, que irei abordar já de seguida.
Sinais de Socorro
GMDSS:
É o meio mais sofisticado de pedir ajuda e foi desenvolvido pela IMO de forma a criar um programa internacional para o pedido de socorro.
Este é um sistema de comunicações que utiliza tanto satélite como ondas radio de forma automática e eficaz, de forma a que o pedido de socorro seja feito com a maior rapidez possível.
O sistema GMDSS é obrigatório para navios com mais de 300t brutas e também para alguns navios de passageiros e de pesca. Para os restantes navios é apenas opcional.
Sinais de radio:
Para os navios que não têm o sistema GMDSS, têm geralmente um sistema de VHF a bordo.
Devem então proceder a enviar uma mensagem de socorro no canal 16.
EPIRB:
São unidades que tem um único numero de serie que é registado com o nome e outras informações do navio
Estas unidades enviam um sinal de socorro para os satélites que fazem parte do sistema GMDSS, que por sua vez reencaminham a informação para o centro de coordenação do salvamento.
Podem ser ativadas manualmente, ou automaticamente no caso de a embarcação afundar.
SART:
O SART é geralmente colocado em balsas salva vidas.
É um aparelho que quando ativado transmite, nos radares dos outros navios ou aeronaves, a posição da balsa salva vidas.
Este aparelho transmite um sinal para os navios que estejam a uma proximidade de 5 milhas náuticas. Numa aeronave, o seu radar deteta o sinal enviado pelo SART a uma distancia de 30 milhas dependendo da sua altitude.
Uso de pirotécnicos:
O uso de pirotécnicos serve para chamar atenção visual ou auditiva de navios ou aeronaves que estejam na proximidade da embarcação que necessita ajuda.
Sinais de Bandeiras:
O uso simultâneo das bandeiras November e Charlie significa “Estou em perigo, necessito de ajuda!”
A bandeira Victor significa “Preciso de ajuda”.
Bandeira whiskey que significa “preciso de ajuda médica”.
Código morse:
Como já é conhecido do sinal morse, o SOS é representado por ••• ‒ ‒ ‒ •••
Mover os braços para cima e para baixo.
Espero que tenham gostado! 😉
Só faltou a Radiobiza ????