
O artigo de hoje é sobre Navios Tanque.
Dentro dos navios tanques podem existir três tipos: navios tanque petroleiros, navios tanque químicos e navios tanque gás.
Cada um destes tipos de navio tem determinadas características de forma a acomodar melhor a carga.
O que é um navio tanque?
Um navio tanque é um navio que é constituído por diversos porões, aos quais chamamos tanques, que servem para transportar líquidos a granel (à solta).
Navios tanque petroleiros:
Os navios tanque petroleiros, são utilizados para o transporte de combustíveis líquidos.
Tamanhos:
Existem diversos tamanhos para os navios tanques petroleiros, que têm de ter em conta o local de operação do navio.
Por exemplo o tamanho Panamax, refere-se a navios que tem as dimensões máximas para navegar no canal do Panamá.
• Seawaymax ou Handymax- 10 000 a 60 000 dwt
• Panamax- 60 000 a 80 000 dwt
• Aframax- 80 000 a 120 000 dwt
• Suezmax- 120 000 a 200 000 dwt
• VLCC (Malaccamax)- 200 000 a 315 000 dwt
• ULCC- 320 000 a 550 000 dwt
Navios químicos:
À primeira vista, podem ser idênticos a um navio tanque petroleiro, caso não transportem uma grande variedade de mercadorias.
Caso sejam como o navio da imagem seguinte, que transportam uma grande variedade de produtos, terão o convés cheio de manifolds (encanamentos de carga e descarga).
Podem ter mais de 50 tanques diferentes, todos com os seus próprios encanamentos de carga e descarga, de forma a permitir uma correta segregação entre produtos incompatíveis.
As mercadorias transportadas nos navios químicos, são muitas vezes corrosivas. Por essa razão, necessitarem que os seus tanques sejam revestidos com materiais que não reajam com os produtos que transportam.
Dentro destes materiais são incluídas tintas e aços inox que resistam às variações de temperatura que a carga poderá dar ao tanque.
Navios tanque gás:
Segundo a IMO, “um gás líquido é uma substância que é gasosa à temperatura e pressão ambiente, mas que se liquefaz através de pressurização ou refrigeração, por vezes, ambos os processos em conjunto”.
A liquefação é feita de forma a que o produto ocupe menos espaço, e o seu transporte se torne viável.
No convés deste navios podem ver-se tanques de formas cilíndricas ou esféricas.
Os produtos mais transportados por estes navios são o LNG (liquified natural gas) também conhecido como Metano, LPG (liquified petroleum gas), que pode ser butano, propano ou a mistura dos dois. Outra carga muito transportada é a Amónia.