
O primeiro artigo do ano irá ser sobre o magnetismo da terra.
Já há alguns dias que não publicava no blog, e a razão para isso era andar a preparar o blog novo! 😀
Além deste ser o primeiro artigo do ano, é o oitavo mês do blog Seagirl!
A terra é como se fosse um íman gigante, pois contém um campo magnético e dois polos, o polo Sul e o polo Norte.
Os polos magnéticos não coincidem com os geográficos, isto é, o polo Norte geográfico (como nós o conhecemos), é o polo Sul magnético e o polo Sul geográfico é o polo Norte magnético.
O magnetismo funciona com base na atração de eletrões de cargas diferentes, por isso, quando visualizamos uma agulha magnética a indicar o Norte, ela está na verdade, a ser atraída pelo polo Sul magnético.
Um meridiano magnético é a projeção, na superfície terrestre, das linhas de força do campo magnético gerado na Terra.
Como o material magnético da Terra não é igualmente distribuído, os meridianos magnéticos não são regulares. Os polos magnéticos não coincidem com os polos geográficos.
A declinação magnética é a diferença entre o norte verdadeiro (geográfico) e o norte magnético.
A declinação magnética vem indicada nas cartas de navegação, para os navegadores converterem o Norte magnético em Norte verdadeiro.
Magnetismo nos Navios:
A bordo do navio existem agulhas magnéticas e giroscópicas (falarei nelas num próximo artigo ????).
As magnéticas são as que se orientam através dos campos magnéticos, e existem diversas situações que podem afetar o seu bom funcionamento.
Entre as diversas situações encontram-se:
- a alteração dos corretores da agulha ou desvio dos mesmos;
- deslocamento ou alteração dos ferros existentes a bordo;
- trabalhos com equipamentos elétricos na proximidade das agulhas;
- tempestades com trovoadas;
- aproximação de locais ricos em material magnético,
- proximidade a outros navios.
Espero que tenham gostado, e desejo a todos um Bom Ano!
De facto a agulha magnética aponta (o pólo norte da agulha) para o “pólo sul magnético” devido às características magnéticas da esfera terrestre, daí estar correcta a descrição do texto sobre este pormenor e o indicado na primeira imagem integrada no texto. No entanto, como que convencionado pelo tempo, diz-se que o Norte Verdadeiro ou Geográfico está do mesmo lado ou próximo do Pólo Norte Magnético, apesar de não coincidentes. É mais fácil para os utilizadores trabalharem com referências aos Nortes que ficam para o mesmo lado. A diferença angular entre ambos é identificado pela Declinação Magnética, tal como é referido na última imagem.
Importa também dizer que os Pólos Magnético e Verdadeiro (Geográfico) não coincidem entre si, como referido anteriormente, e que a respectiva Declinação Magnética é variável anualmente, isto porque o magnetismo terrestre depende das características internas do Planeta. A variação anual da declinação magnética, que também varia de lugar para lugar, é conhecida e costuma constar nos mapas topográficos e nos mapas de navegação.