
O artigo de hoje é sobre as escotilhas de carga, os seus tipos e também sobre alguns elementos que se devem verificar nas escotilhas.
As escotilhas, são as tampas dos porões que protegem a carga transportada contra infiltrações de água. São, portanto, uma barreira estrutural e estanque, que tem de proteger os porões mesmo nas condições de mar mais adversas.
Estas têm de ser eficientes e rentáveis, uma vez que representam um investimento considerável, tanto inicial como durante o seu tempo de serviço do navio.
Para cada navio, existe um tipo de escotilha mais favorável.
O tipo de escotilha mais adequado é escolhido de acordo com diversos fatores como: o tipo de navio e a sua operação, dimensões e espaço para a abertura de tampas, peso, custo, grau de estanquicidade, etc…
Tipos de tampas:
Tampa tipo single-pull:
Este foi o primeiro sistema de tampas de escotilha a ser usado em tampas de aço.
Este sistema funciona com diversos painéis que estão ligados entre si por correntes, que são acionados por cabos de aço.
Estes cabos de aço são puxados por guinchos, paus de carga ou gruas.
Estas tipo de escotilha também é usado em cobertas.
Tampas side-rolling:
São as escotilhas que são constituídas por um ou dois painéis que rodam para um ou ambos os bordos respetivamente.
Estas são geralmente usadas em grandes navios graneleiros e navios combinados.
Características desta tampa:
• A abertura da escotilha é completamente acessível;
• Não necessita de muito espaço entre as escotilhas;
• Acionamento hidráulico ou elétrico;
• Ocupam muito espaço do convés quando abertas.
Tampas tipo folding:
São geralmente constituídas por dois painéis operados por braços hidráulicos.
Estas tampas são usadas no convés e nas cobertas de navios de carga geral e contentores.
Características:
• Ocupam pouco espaço do convés;
• São construídas em painéis grandes, por essa razão são necessários menos painéis.
• Existe também um subtipo destas tampas, que se chama multi-folding. A lógica é a mesma mas contem um segundo par de painéis.
Tampas lift-away:
São movimentadas pelos meios de carga do navio ou meios existentes nos portos que recebem os navios. Estas tampas são removidas e estivadas umas em cima das outras.
Existem dois tipos:
Single-panel- um único painel para cada abertura
Multi-panel- vários painéis para cada abertura.
Características:
• Abertura da escotilha totalmente acessível;
• Dimensionadas para uma carga correspondente à pilha de contentores (max 6 camadas)
• Dimensões geralmente limitadas ao peso máximo possível de movimentar com a grua dos contentores.
Tampas tipo piggy-back:
São as escotilhas de dois painéis, em que um deles levanta de forma a que o outro deslize para baixo deste. Usado em navios graneleiros, porta contentores e multipurpose.
Características:
• Abertura da escotilha parcialmente acessível;
• As tampas não ocupam espaço no convés;
• Elevação por cilindros hidráulicos;
Tampas tipo stacking covers:
Sistema similar ao piggy-back, mas em vez de apenas dois painéis, permitem mais.
Usado em barcaças.
Características:
• O seu deslocamento é conseguido através de motores elétricos, motores hidráulicos e cadeias sem-fim.
• Sistema económico.
• Usado em navios com escotilhas pequenas.
Elementos a verificar nas escotilhas:
Existe alguns itens que devem constar na check list da inspeção regular das escotilhas:
• Tampas, vaus, braçolas, barras de compressão, e mecanismos de abertura.
• Corrosão, fissuras, deformações estruturais
• Condição das borrachas de vedação;
• Lubrificação das rodas, correntes e cabos
• Tensores, sistemas de drenagem
Espero que tenham gostado! 😉