Este ano em comunicações marítimas, tivemos a introdução ao código morse.
O código morse é um sistema que representa letras, números e sinais de pontuação, através de uma linguagem constituída por pontos (•), traços (‒) e espaços ( ) para marcar a separação de letras, palavras e frases.
Tempo correspondente:
O ponto (•) corresponde a um tempo.
O traço  () corresponde a três tempos.
O intervalo de tempo entre cada letra é de 3 tempos e entre cada palavra é de 7 tempos.

Vejam o seguinte exemplo:

‒ ‒ ‒ / ‒ ‒  ‒ ‒ ‒  • ‒ • ••• • / • / ‒ ‒ • •• • ‒ •  ‒ ‒ ‒
O / M(3tempos)ORSE / E /(7tempos) GIRO

O abecedário é o seguinte:

A . –
B – . . .
C – . – .
D – . .
E  .
F . . – .
G  – – .
H  . . . .
I  . .
J . – – –
K – . –
L . – . .
M  – –
N  – .
O  – – –
P  . – – .
Q  – – . –
R  . – .
S  . . .
T  –
U  . . –
V  . . . –
W  . – –
X  – . . –
Y  – . – –
Z   – – . .

Os números são estes:

1 · – – – –
2 · · – – –
3 · · · – –
4 · · · · –
5 · · · · ·
6 – · · · ·
7 – – · · ·
8 – – – · ·
9 – – – – ·
0 – – – – –

Para a nossa aprendizagem ser facilitada, nós utilizamos o esquema em árvore que está logo no início do artigo! 😀

Também existem junções de letras, que têm significados especiais:

Em caso de engano enviar
••••••
No Início de mensagem
AAA •‒•‒•‒
Fim de mensagem
AR •‒ •‒•
SOS
••• ‒ ‒ ‒ •••

 

Os sinais de pontuação não damos nas aulas, mas pelo que pesquisei, é assim que eles se utilizam.

Sinais de Pontuação:

Ponto [.]  · – · – · –
Vírgula [,] – – · · – –
Interrogação [?]· · – – · ·
Apóstrofo [‘]      · – – – – ·
Exclamação [!]  – · – · – –
Barra [/]             – · · – ·
Parênteses [(]    – · – – ·
Parênteses [)]    – · – – · –
E comercial [&] · – · · ·
Dois pontos [:]   – – – · · ·
Ponto e vírgula [;] – · – · – ·
Igual [=] – · · · –
Hífen [-] – · · · · –
Linha baixa [_]  · · – – · –
Aspas [“]   · – · · – ·
Arroba [@] · – – · – ·

 

Espero que tenham gostado! 😉

Deixo aqui um pequeno desafio para fazerem 😉 :

‒ ‒ ‒   •••/ •‒••   •   ••   ‒    ‒ ‒ ‒  •‒•  •   •••/ ‒••   •‒/
•••   •   •‒   ‒‒•    ••   •‒•   •‒••/ •••   •‒    ‒ ‒ ‒ / ‒ ‒ ‒    •••/
‒ ‒   •   •‒••   ••••   ‒ ‒ ‒   •‒•   •   •••