
O artigo de hoje é sobre balões de navegação.
Os balões têm de ser apresentados durante o dia pelas embarcações que tenham umas dadas características. Estas regras são descritas na publicação portuguesa RIEM (Regulamento Internacional para evitar o abalroamento no Mar) e também na internacional COLREG.
Estas publicações são o semelhante ao código da estrada, mas no mar.
Aqui está um exemplo verdadeiro de os balões de navegação de um navio encalhado.
Características gerais dos balões:
Existem balões esféricos, cónicos, bicónicos e cilíndricos.
Estes devem ser pretos e respeitar as seguintes dimensões:
- o balão esférico deve ter um diâmetro não inferior a 0.6 m;
- o balão cónico deve ter um diâmetro de base não inferior a 0.6 m e uma altura igual ao seu diâmetro;
- o balão cilíndrico deve ter um diâmetro de base não inferior a 0.6 m e uma altura dupla do seu diâmetro;
- o balão bicónico é formado por dois balões cónicos unidos pela base;
A distância entre os balões deverá de ser de pelo menos 1,5m. Claro que se se tratar de um navio de dimensões muito pequenas, os balões poderão ser de tamanhos inferiores.
Rebocadores e Rebocados:
O navio que se encontra a rebocar e o rebocado devem apresentar um balão bicónico, onde melhor possa ser visto, se o comprimento do reboque (comprimento do navio rebocado e distância entre este e rebocador) apresentar mais de 200m.
Se por alguma razão o navio ou objeto rebocado não conseguirem demonstrar os balões deveram fazer todos os possíveis para que este seja visível.
Navios à vela a navegar:
Um navio à vela, quando navega propulsionado pelo motor deve demonstrar um balão cónico com o vértice voltado para baixo, avante do navio onde melhor possa ser visto.
Navios de pesca:
Um navio de pesca deve mostrar dois balões cónicos unidos pelos vértices dispostos na mesma linha vertical. Um navio de comprimento inferior a 20 m, em vez destes balões, pode mostrar um cesto.
Um navio de pesca que não se encontre em faina, não deve apresentar os balões.
Navio desgovernado:
Deve apresentar dois balões esféricos na mesma linha vertical, onde melhor possam ser vistos, visíveis em todo o horizonte.
Navio capacidade de manobra reduzida:
Deve ter três balões segundo uma linha vertical, onde melhor possam ser vistos. O superior e o inferior devem ser esféricos e o do meio bicónico.
Navio draga minas:
Deve ter três balões esféricos em forma de T invertido.
Navio condicionado pelo seu calado:
Deve ter um balão cilíndrico visível em todo o horizonte.
Navio Fundeado:
Apenas deve demonstrar um balão esférico onde melhor possa ser visto avante da embarcação.
Navio Encalhado:
Deve apresentar três balões esféricos dispostos na mesma linha vertical, onde melhor possam ser vistos.
Espero que tenham gostado! 😉
Informação sempre útil para quem anda no mar. Obrigado por partilhar. Parabéns por ser uma Mulher que gosta do mar. Conheço poucas!
Muito obrigada! Espero que o meu blog incentive a haver mais! 😀
Informações sempre que acrescentam e é perceptivel seu apreço e carinho por isso,da pra perceber o quanto você entende do assunto e está mais que no caminho certo…Sou marine surveyor aqui de Santos a cerca de 3 anos e é sempre legal ler sobre assunto,vendo que nossa área é tao exclusiva e fascinante aos olhos de quem não conhece…Como disse um imediato grego uma vez,no meu segundo draft… ” Quem bebe dessa agua, nunca mais quer parar ” sucesso e tudo de bom…abraços
Tirou me duvidas antes do Exame 🙂 Muito obrigada!