
O artigo de hoje é sobre a poluição provocada pela a água de lastro.
O que é a água de lastro?
A agua de lastro é a água que os navios carregam nos portos para compensar cargas e descargas que o navio possa ter. Também é usada para compensar o gasto de combustível.
Porque é a água de lastro um problema?
A IMO (Organização Marítima Internacional), estima que nas águas de lastro existam cerca de três mil espécies de microrganismos e que todos os anos são transferidos 10 biliões de litros de água de lastro do navio para o mar e vice-versa. Isto faz com que a cada 9 semanas uma nova espécie invada um novo ambiente em alguma parte do mundo.
Dentro da água de lastro do navio pode estar uma espécie mais resistente que a natural desse habitat. E isto vai fazer com que a nova espécie mate a original.
Os seres vivos que também viviam nesse habitat e se alimentavam dos primeiros microrganismos podem não se alimentar destes novos e pode levar também à morte destes.
E com esta lógica de bola de neve, uma cadeia alimentar pode ser posta em risco.
O que tem sido feito para evitar o problema?
Desde 1997 que esta em vigor uma lei da IMO que pretende minimizar este problema.
Algumas das medidas são:
• Evitar recolher a água de lastro em zonas com aguas ou turvas, pois tem mais microrganismos nocivos.
• Limpeza dos tanques de lastro dos navios regularmente.
• Evitar descargas desnecessárias de lastro.
• Gestão da agua de lastro:
Assim que o navio se encontra no oceano este deve trocar a sua água.
Os navios deverão descarregar a água a uma distância de 200 milhas da costa, em zonas com pelo menos 200m de profundidade de forma a que os organismos não consigam sobreviver.
Quando não for possível a esta distância, poderá ser a 50 milhas com os mesmos 200 m de profundidade em zonas determinadas pelas autoridades competentes.
• Descarga para terra em instalações próprias para o efeito.
Os navios têm de ter um Plano de gestão da água de lastro e também um Livro de Registo da Água de Lastro, que deverá ser mantido durante pelo menos dois anos. Este livro serve para registar quando, como e onde o navio é lastrado, quando é tratado, descargas acidentais, etc…
Porque é que isto ainda é um problema?
Apesar de ajudar, a troca de água que se faz no oceano nem sempre é eficaz. Existem espécies que resistem mesmo a grandes profundidades.
E ainda existe o problema dos navios que não respeitam as regras de todo.
E vocês já tinham conhecimento deste assunto?
Deixem a vossa opinião! ????
Podem ver mais artigos da categoria Curiosidades aqui!
Fotos retiradas de mma.gov.br
Ler o mar, pelos olhos duma mulher, não tem nada a ver. O carinho com que falas dos peixinhos. Ès uma fofa
Muito Obrigada! 😉
Ler o mar, pelos olhos duma mulher, não tem nada a ver. O carinho com que falas dos peixinhos. Ès uma fofa
Muito Obrigada! 😉
Obrigado por partilhar os seus conhecimentos e experiências. Os artigos que pública são meritórios pela sua qualidade e uma fonte inestimável de informação para quem anda no mar. Muito obrigado.
Obrigado por partilhar os seus conhecimentos e experiências. Os artigos que pública são meritórios pela sua qualidade e uma fonte inestimável de informação para quem anda no mar. Muito obrigado.